Sattva, Rajas e Tamas são conhecidos como Maha Gunas, ou como três grandes qualidades.
De acordo com a filosofia Sānkhya, Satwa é pura essência da luz, a ação correta e o propósito espiritual. Rajas é o princípio do movimento, mudança e excitabilidade. E Tamas é a inércia, a escuridão e a confusão.
Pela perspectiva do Ayurveda, o homem é o microcosmo do próprio mundo em que habita. Isso implica explicitamente que, seja do que para que o homem seja composto, o mundo também é feito dessas mesmas coisas ou elementos, mas em diferentes combinações e graus. Sendo assim, essas três qualidades estão presentes no corpo e na mente humana.
De forma comparativa, podemos entender que, no universo, Sattva é o infinito, e podemos compreendê-lo como o espaço sideral; Rajas é a atmosfera e Tamas, uma substância sólida.
No nível individual, Sattva é a percepção, ou seja, o conhecedor; Rajas é o movimento da percepção, que se torna o processo da atenção. E Tamas é a atualização da percepção, ou melhor, a experiência, ou o conhecido. Sem Tamas não há experiência.
Podemos evoluir esse raciocínio e entender que Sattva é a luz da Consciência Pura, ou também a energia potencial; Rajas é a energia cinética e Tamas, a inércia. Sattva é o observador, Rajas é a observação e Tamas, o objeto a ser observado. Sattva é o criador, Rajas, o mantenedor e Tamas, o destruidor. Associando-se com a Trimurti no Hinduísmo, Sattva é Brahma, Rajas é Vishnu e Tamas, Maheshwara.
PERCEBENDO SATTVA, RAJAS E TAMAS
Sattva é igualmente descrito pela palavra no sânscrito Jñānaśakti, o que significa energia da cognição, o motivo da percepção. Jñāna significa percepção, conhecimento, cognição e inteligência.
Rajas é descrito como Kryāśakti, a energia da observação. Kriya significa ação, criatividade.
E Tamas é descrito como Dravyaśakti, ou seja, a matéria, o observado.
Se observarmos o nosso dia, podemos perceber a interação dos três gunas da seguinte forma:
Acordamos na parte da manhã por causa da energia de Sattva.
Por conta de Rajas, somos capazes de planejar e realizar atividades durante todo o dia.
Ao entardecer, após o jantar, percebemos a energia Tamas, pois nos sentimos pesados e lentos. E também por causa de Tamas sentimos sono, nos tornando completamente inativos, mergulhados na escuridão.
RELAÇÃO MENTE E CORPO
Quando Rajas e Tamas (doshas mentais) estão desequilibrados, causam distúrbios como possessividade excessiva, luxúria, raiva, ganância, ciúme, egoísmo, embriaguez, tristeza, preocupação, medo, êxtase, etc.
Da mesma forma, Vata, Pitta e Kapha (doshas corporais), quando estão desequilibrados, causam doenças como diarréia, febre, esgotamento de tecidos, tese, tuberculose, dispnéia, diabetes, distúrbios urinários, doenças de pele, etc.
Essas, doenças quando existem por longa duração e se tornam crônicas e ficam associadas entre si, ou seja, distúrbios mentais ficam associados a distúrbios físicos ou distúrbios físicos ficam associados a distúrbios mentais. Isso implica dizer que distúrbios físicos podem causar distúrbios mentais e vice-versa ao longo do tempo. Isso acontece devido à aflição de Rajas e Tamas por Vata, Pitta e Kapha e vice-versa.
PATOLOGIA – MANASIKA DOSHAS
SATTVA
Sattva não é um dosha mental. A qualidade de Sattva reflete o conhecimento. Tudo o que é conhecido e aprendido depende deste guna, isto é, aquele que permite a aquisição do conhecimento verdadeiro de todos os objetos e assuntos. Essa qualidade não é perturbada, mas pode ser mascarada por qualidades crescentes de Rajas ou Tamas.
Quando um Sattva de qualidade é mascarado pelos doshas da mente (Rajas e Tamas), uma pessoa se torna ou parece ignorante.
RAJAS
A qualidade Rajas representa todos os movimentos e atividades que ocorrem no corpo. Ela deve estar em equilíbrio, pois em excesso, provoca hiperatividade mental, pensamentos ultrajantes e emoções pontiagudas, como raiva, ansiedade e agressividade.
Quando a mente fica inquieta, ela continua funcionando mesmo durante o sono, como um anúncio que rola continuamente no fundo da televisão. Em condições extremas, uma pessoa pode ficar indecisa ou tomar decisões erradas que não serão benéficas para si mesma ou para os outros na comunidade. Pensamentos destrutivos podem se tornar dominantes, levando uma pessoa a cometer crimes e ofensas.
Sendo assim, o excesso deste guna provoca:
Indulgência excessiva em atividades físicas e mentais.
Expressão de desejos, ódio, tristeza, felicidade, ganância, egoísmo, teimosia, raiva, orgulho, ciúme, ansiedade, perda do poder de discriminação e flutuação da mente.
Quando essas qualidades são expressas em excesso, elas prejudicam a mente. E com o tempo, os doshas corporais (Vata, Pitta e Kapha), também serão envolvidos e perturbados, o que afeta a manifestação de doenças físicas.
TAMAS
A qualidade Tamas equilibra e controla as qualidades de Rajas a partir de sua superexpressão. É considerado antagônico às funções de Rajo guna. Se Rajas está relacionado com a atividade, Tamas representa a lentidão. Se Rajas é responsável pela agressividade, Tamas está conectado com a calma. Se Rajas causa hiperatividade, Tamas causa funções deficitárias.
Porém, se Tamas se elevar em demasia, irá mascarar a expressão de Rajas. Assim, as atividades serão mais lentas, sobrepondo também a inteligência e a sabedoria causadas pela qualidade de Satwa. Uma pessoa perderá o poder de julgamento e se comportará como um estúpido; A coordenação entre pensamentos e ações será interrompida.
A função desta arma é:
Nutrir, amar e unificar.
Controlar e induzir liquidez e untuosidade no corpo.
Porém sua superexpressão causa ignorância, preguiça, sono, estupor, idiotice e depressão.